24/01/2011

Renda, tendência deste ano

.
Na "moda" às vezes há coisas que me agradam e outras que não. A maior parte das coisas que remetam para as minhas influências e romantismo, agradam-me. Por isso vou falar de rendas que é uma tendência de moda este ano.

O facto de um tecido/peça ser moda não quer dizer que tenhamos de exagerar o seu uso em número nem quantidade. Torna-se bem mais agradável e menos aborrecido ver pequenos apontamentos aqui e ali.

Ora a renda presta-se muito bem a isso. Nem é preciso comprar uma peça que tenha renda, podemos simplesmente aplicar ás que já temos.


Onde aplicar

As mais fáceis são na parte de baixo das saias, mangas, blusas e t-shirts porque é só coser a renda no avesso da peça de forma que "apareça" por baixo da mesma.
Como se estivessemos a usar outra saia, blusa ou t-shirt de renda por baixo mas fosse maior e ficasse a aparecer.

Na cintura fica muito feminino. Embora a renda já deva ser um pouco mais grossa e dê um pouco mais de trabalho, faz-se mais facilmente cosendo primeiro a renda por cima e cortando o tecido depois. ;)

Nos decotes, é a sensualidade em pessoa. Uma largura fina dá impressão de roupa interior exposta. Cria curiosidade. Nas peças de usar em casa já se pode usar mais largura. (Alguém ainda faz isso? Tem roupa para sair e roupa para andar em casa?)


Cor

Convém ser da mesma cor que o resto da peça para não destoar. Pode ser de outro tom (mais claro ou mais escuro) mas a imaginação é o limite e o que importa é que fique bonito.


Tipo de renda

O melhor é levar a peça que queremos modificar á retrosaria porque o tipo de renda depende do efeito que pretendemos mas também do tipo de tecido.
Convém não destoar embora, repito, a imaginação é o limite. Um tecido fino com uma renda grossa pode ficar deformado, especialmente se a renda for usada no decote. Mas na cintura ou bainha até pode ficar bem.

Encontrei um post onde referência a diferentes tipos de rendas que talvez ajude a perceber o que quero dizer.
A imagem tem looks mais totais mas é a mais parecida que encontrei com apenas detalhes de renda.


Gostas de peças/detalhes de renda?

Sem comentários:

Enviar um comentário