17/04/2010

Vestidos porque são práticos

.
Gosto muito de vestidos. Acho-os bonitos femininos e acima de tudo acho-os práticos. Uma única peça e já estou vestida. Não tenho de pensar "Com que é que vou usar estas calças?" ou "Com que saia uso esta blusa?". Limito-me a escolher o vestido e já está.

Infelizmente não tenho o número de vestidos que gostaria de ter (7) para poder usar todos os dias da semana se me apetecer. Mas estou a "trabalhar" no assunto.


Proporções

Compridos médios ou curtos gosto de "inverter" proporções. Isto é, vestidos compridos ou médios podem ter grandes ou médios decotes, respectivamente. Vestidos curtos já devem ser mais tapados em cima.
Tem a ver com o "insinuar" em vez de "mostrar". Não interprete mal quem lê, visto-me para mim e agrada-me saber quais segredos estão escondidos e quais estão expostos (não gosto de tê-los todos expostos).


Cores

Gosto muito de vestidos de uma só cor mas admito que os padrões facilitam a vida. Difícil é encontrar padrões que considere bonitos.
O ideal será cores que não prendem e (como estou a pensar no verão) cores alegres como branco, azul escuro (naval), cor de gema de ovo, azul turquesa, verde água, rosa, laranja e bourdeaux têm a minha preferência.
Limitar os vestidos de uma cor às primeiras três cores referidas e procurar padrões que incluam combinação de cores de duas ou mais das restantes.


Tecidos

As estações estão a tornar-se de temperaturas extremas. Isto quer dizer que os tecidos têm de ser bons para suportar o calor no Verão e o frio no Inverno.
Seda é despendiosa e só pode ser considerada para vestidos para sair à noite ou ocasiões especiais. Como gosto mais de praia, andar a pé e montanha acho que o algodão será a opção ideal embora não descarte um ou dois vestidos de seda. O algodão terá de ser em tecido rígido e em malha.


Modelos

Simples. Tipo camisa, de alças com feçho nas costas, à antiga (inteiros com abertura para a cabeça), de envelope (imaginem um robe que se fecha sobrepondo as partes e prendendo com uma laçada do cinto à frente).
Fáceis de usar e despretensiosos (bem, depende dos acessórios com os quais se usam). :D


Adereços

-Uma ligeira ponta de renda no decote ou bainha;
-Botões redondos, forrados com o próprio tecido do vestido;
-Último botão em forma de brilhante da cor do vestido (adoro botões e o facto de podermos mudá-los para dar um ar diferente à roupa);
-Cinto cuja parte de dentro é cetim da cor do tecido, cosido na parte de trás do vestido (só ter soltas as pontas que ficam à frente);
-Com cetim na parte interior das golas para refrescar quando os vestir e semi-aparecer sempre que me mexer (nos que não têm a ponta de renda, claro)e
-Presilhas no interior para prender o soutien e impedir que este aparecça na parte de trás dos vestidos de alças.

Imagem da ruadireita.com

 
Confeção

Adoraria saber costurá-los mas o provável seria ficar com as costuras todas tortas. No entanto o molde e até o corte, pode ser feito por mim.
Preciso de uma costureira competente que os possa costurar sem cobrar muito uma vez que a maior parte do trabalho está feito.


Opinião

Do que gostas mais no meus vestidos: cor, modelo, proporção, tecido ou adereços? E como são os vestidos dos quais gostas mais e que serias capaz de usar no dia a dia?


5 comentários:

  1. Adoro vestidos, são realmente das minhas peças favoritas e tenho já alguns (14)! Primeiramente, porque é de facto uma peça fácil de vestir. Além disso, tem um je ne sais quoi que me atrai muito.
    Penso que tudo é importante no que diz respeito ao que gosto uo não num vestido: acho que a primeira coisa que ligo é o tecido/proporção/modelo. Só depois é que olho para a cor. Quanto a adereços nunca liguei muito. Mas sem dúvida que considero estes três aspectos muito bem antes de me decidir por um vestido.
    No que toca ao meu gosto pessoal, gosto principalmente de vestidos mais curtos. O modelo varia bastante. Acho que o meu prefido é aquele tipo em que a cintura fica demarcada. Contudo, a maior parte dos que tenho são, como tu chamas, à antiga, apenas com abertura na cabeça e braços.

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana,

    Que fixe! 14 é um bom número para vestidos.
    Pensava que a proporção era mania minha e mais ninguém ligava a isso. Vejo que não. Ainda bem.
    Eu prefiro os vestidos compridos e logo abaixo do joelho mas não descarto os curtos.

    ResponderEliminar
  3. Olá bom dia
    Precisa de uma costureira? Eu já não faço nada á mto tempo porque tive problemas de coluna mas está a voltar o bichinho novamente.
    O meu mail é cristina.a.f.alves00@gmail.com.
    podemos combinar e ver o que podemos fazer que lhe parece?
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. ola Maria, eu já á mto tempo que não coso mas o bichinho está ca..
    o meu email é cristina.a.f.alves00@gmail.com
    quem sabe não vamos fazer umas coisas giras e divertirmo-nos a grande? e já agora ganhar qq coisa extra...lol

    ResponderEliminar
  5. Olá Cristina,

    Vou enviar-te um e-mail.

    ResponderEliminar