19/03/2010

Tempo e proporções

.
A principal função da roupa (hoje um pouco negligenciada) é proteger-nos das condicções climáticas. O estado do tempo sempre foi uma das formas de decidir "Que roupa vou vestir hoje?".

Se está frio os casacos devem ser mais compridos do que quando não está tanto frio.
Lógico?
Sim, mas não é aplicado.

Por vezes deixamos a elegância sobrepor-se ao bom senso. Os casacos de Primavera cujo comprimento é até um pouco abaixo da anca, aparentam umas pernas mais altas mas não protegem tanto do frio quanto os compridos. No entanto foram os de Primavera que receberam mais elogios e foram mais vistos ao longo do Inverno.


Apesar de estar na seção de Primavera é o casaco mais parecido com o que quero dizer

Casacos de Inverno até ao joelho, e de preferência logo abaixo do joelho, não são tão bem considerados porque tapam-nos todas e muitas vezes não tem forma nem cores bonitas.
Podemos contrabalançar esse facto de duas formas:

- usando cores vibrantes por baixo de forma a contrastar quando tirarmos o casaco ou
- comprando/mandando fazer casacos na cor/forma que gostamos mais

Seja qual for a decisão, o importante é garantir que nos mantemos quentes.

4 comentários:

  1. Concordo totalmente quando referes que a função da roupa tem sido negligenciada ao longo do tempo. Aliás, já não é a primeira vez que ouço, a propósito de roupas de Inverno, que para sermos belas temos de sofrer um pouco (isto obviamente tentando defender que até durante o Inverno uma pessoa ande praticamente despida). Não prescindo de forma alguma dos meus casacões compridos e não acho que estes não tenham forma. Marcas como a Zara, por exemplo, apostam imenso nesse tipo de casacos, muito bem estruturados aliás. Acrescento ainda que o casacão é a minha peça preferida para o Inverno!

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana,

    Fico feliz por saber que preferes o teu conforto pessoal a seguir tendências que o podem pôr em causa.

    Eu também gosto de casacos mas gosto de cores vibrantes. Os casacos da Zara, apesar de bonitos, mantêm-se no politicamente correcto (preto, azul, vermelho, bege, quando muito um branco).
    Estou a pensar na segunda opção em azul turquesa para o próximo ano.

    ResponderEliminar
  3. Acho que é uma boa opção para variar dos tons apelidados normais. Além disso concordo contigo quando dizes que é necessário dar um pouco de cor aos conjuntos.
    Pessoalmente, tenho preferência pelos tons convencionais pois são os que uso normalmente. Há uns anos deixei de usar muita cor como os azuis turquesa, rosas, amarelos, laranjas e por ai. A minha paleta é basicamente preto, azul escuro, bege e cinzento. Daí gostar tanto dos casacos da Zara.
    :)

    ResponderEliminar
  4. Essas cores facitam-te a vida.
    Apesar de gostar de cores neutras no geral do conjunto, gosto de ter uma peça cuja cor seja marcante, e mais importante que isso, luminosa.
    Já gostava mas depois de um inverno tão cinzento gosto ainda mais porque sinto falta de luz e cor.

    ResponderEliminar